PLANO DE CONTINGÊNCIA (ATUALIZAÇÃO 22/03/2020)

JUNTA DE FREGUESIA DE NOGUEIRA, FRAIÃO E LAMAÇÃES

COVID-19 - PLANO DE CONTINGÊNCIA (ATUALIZAÇÃO)

FUNERAIS:
Considerando que os funerais podem constituir, pela aglomeração de pessoas, um foco de infeção da COVID-19, importa implementar restrições que diminuam o risco de contágio, não só para os familiares que acompanham o funeral, mas também para os profissionais que asseguram a realização da tarefa, sejam eles funcionários dos cemitérios ou agentes funerários.

Todos estes profissionais são essenciais para assegurar a saúde pública.

Por forma a diminuir o risco de contágio, devem ser cumpridas por todos os participantes as recomendações genéricas dadas pela Direção Geral de Saúde. No momento do requerimento da inumação junto dos serviços administrativos é obrigatória a comunicação, por parte das Agências Funerárias, se o funeral se refere a situação com infeção suspeita ou confirmada por COVID-19.

Assim, os corpos são transferidos (do hospital) para as igrejas paroquiais apenas 1h00 antes das cerimónias, sendo completamente excluída a utilização de capela mortuária.

As cerimónias serão curtas e limitadas ao mínimo indispensável.

São distinguidas duas situações:

1. FUNERAIS REGULARES
A participação é limitada aos familiares diretos no destino final, no cemitério, que deverão manter a distância de segurança mínima de 2 metros entre si.
Não é permitida a abertura da urna.

2. FUNERAIS DE CADÁVERES NAS SITUAÇÕES COM INFEÇÃO SUSPEITA OU CONFIRMADA POR COVID-19
O destino preferencial é a cremação, podendo em alternativa ser inumado em sepultura de família ou temporária. Não é permitido o encerramento em urna metálica.
A participação é igualmente limitada aos familiares diretos no destino final, no cemitério, que deverão manter a distância de segurança mínima de 2 metros entre si.
Não é permitida a realização de cerimónias de despedida. Não é permitida a abertura da urna.

CEMITÉRIOS:
Atendendo à atual situação epidemiológica, o acesso aos cemitérios da freguesia, para o culto de velar e homenagear os defuntos ficam limitados, não sendo permitida a permanência, em simultâneo, de mais de 10 pessoas. Caso se verifique o incumprimento desta determinação, poderá a Junta de Freguesia optar pelo encerramento dos cemitérios, com a exceção da realização de funerais.

Cemiterio COVID19